Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833

Compartilhe esta página

Título: Ensino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médio
Autor(es): SILVA, Luiz Adriano Ramos
Palavras-chave: Sentenças copulativas; Análise linguística; Livro didático; Educação Básica
Data do documento: 27-Out-2022
Citação: SILVA, Luiz Adriano Ramos. Ensino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente artigo objetiva analisar como são abordadas as construções copulativas com o verbo ser em um livro didático do Ensino Médio aprovado pelo PNLD 2021. Para a fundamentação teórica, realizamos um levantamento sobre as propriedades sintáticas e semânticas do verbo ser e das construções em que esse verbo aparece com base nos gramáticos Bechara (2019), Cunha e Cintra (2017) e Rocha Lima (2011), e nos pesquisadores Raposo (2013), Heycock (2012) e Mikkelsen (2011). Ademais, também realizamos uma breve discussão sobre o ensino de gramática e a prática de análise linguística a partir da BNCC (2019) e de Kenedy (2013), Vicente e Pilati (2012), Mendonça (2006), entre outros. Ao fim do estudo, concluímos que o material analisado não promove uma reflexão adequada sobre as diferentes funções das sentenças copulativas com o verbo ser, nem articula esses conteúdos efetivamente com a produção textual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiz Adriano Ramos Silva.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons